fbpx

Curso de Atuação

MOVIMENTO,
FLOW E DESORDEM

NA CONSTRUÇÃO DA CENA

O curso de atuação Movimento, Flow e Desordem na Construção da Cena, aborda em 5 módulos o processo de construção de cenas autorais a partir de uma metodologia que tem o movimento, o estado de flow e na noção de desordem psicofísicas como princípios básicos para a elaboração de estratégias e processos.   

No curso de atuação Movimento, Flow e Desordem na Construção da Cena Teatral, ministrado ao vivo pela plataforma Zoom pelo ator e pesquisador Leonel Henckes (Phd), você experimentará exercícios e técnicas que partem do corpo em movimento no espaço como propulsor do estado de flow e da descoberta de ações, poéticas e estruturas de relação que, ao lapidadas, podem ser transformadas em cenas teatrais orientadas por uma via orgânica de criação artística pautada na singularidade de cada um. 

Serão ao todo 5 aulas de 4 horas cada, com início no dia 23 de janeiro de 2021, sempre aos sábados de 09h às 14h, com total de 20h aula e ao final do curso cada aluno terá montado uma cena com potencial embrionário para ser transformada em um espetáculo. As aulas são coletivas, mas, haverá momentos de acompanhamento individualizado.

Ao final de cada aula serão apresentados e avaliados os resultados práticos.

Sobre o professor

Ator formato pela Universidade Federal de Santa Maria, é mestre (2011) e doutor (2015) em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA com estágio doutoral na Freie Universität Berlin (2013) sobre estratégias de treinamento e preparação de atores. 

Foi professor temporário do Curso de Bacharelado em Artes Cênicas Interpretação e Direção da UFBA (2009 – 2011). Atuou como preparador de elenco, assistente de direção e preparador corporal em diversos espetáculos na Bahia. Em 2012, realizou estágio como Assistente de Direção Artística de ópera no Theater Freiburg/Freiburg im Breisgau Alemanha. 

A partir de 2012, inicia carreira na área de produção e gestão cultural como diretor de produção e criador de projeto no Festival Dramatugias da Melanina Acentuada onde atuei em suas 5 edições: São Paulo (2012/2013), Salvador/Bahia (2014, 2016 e 2018) e Rio de Janeiro (2015) e idealiza e coordena o projeto Melanina Digital – uma plataforma dramatúrgica.  

Em colaboração com Christina Kyriazidi (Grécia) e Marinaio Teatro, idealiza e produz a performance The Stranger and Other Ordinary Tales no ano de 2013 em Berlim – Alemanha.

Em 2015 monta em Salvador, com recursos do Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz em coprodução com Marinaio Teatro Berlin, o espetáculo “Floresta Debaixo do Mar” onde fui produtor e ator. Realiza em 2016 o projeto “Circulação Floresta Debaixo do Mar: conexão Grécia-Brasil na Bahia” que venceu o Edital Agitação Cultural 2015 da SECULT/BA. Em 2016/2017, participa de residência artística com o grupo Marinaio Teatro em Berlim, Alemanha onde monta o solo-performance “16 Stories Towards Me”. 

Em 2020, em parceria com o ator e dramaturgo Aldri Anunciação, realiza projetos com teatro digital entre eles, o solo “Horla, o Inimigo Invisível” e criam o conceito de cinema ao vivo.

Leonel Henckes curso movimento, flow e desordem

Conteúdo

Uma cena é composta basicamente por movimento. O movimento do corpo no espaço, o movimento da energia, o movimento das ondas sonoras projetadas pela emissão vocal. Tudo é movimento no trabalho de atuação. Nesta aula será abordado, ainda, o Estado de Flow. O que é e como atingir na sala de trabalho? Qual sua relação com a atuação?

O movimento no espaço como dança e a percepção dos impulsos como matrizes para a criação de partituras. Pesquisa com objetos como bastões e objetos domésticos e de uso pessoal. Desordem psicofísica e trabalho do ator/atriz, desestabilizando hábitos e abrindo espaço para expressões autênticas, orgânicas. 

Aplicação de qualidades de energia sobre sequências de movimento (leve/pesado, forte/fraco, rápido/lento, pequeno/grande e etc). Transformação orgânica do movimento a partir dos princípios do sistema de ações físicas de K. Stanislavski e abordagens textuais.

Exploração vocal e sua interferência na produção de sentido e transformação das partituras. O confronto da partitura com o texto.

Transformando a partitura em narrativa e dramaturgia. Composição de cenas e inclusão de elementos.

tudo o que você vai levar

Bonus

Inscrevendo-se agora você recebe o E-book “Corpo fora do lugar: movimento, fluxo e desordem entre treinamento e construção cênica”, escrito por Leonel Henckes em sua pesquisa de mestrado.

Tudo isso por apenas:

R$ 125,00 ou 12 x R$ 12,93

Vagas Limitadas! Início 23/01/2021

Perguntas Frequentes!

  • Acesso às 5 aulas ministradas ao vivo através da plataforma Zoom.
  • Material de apoio com resumo das aulas e bibliografia recomendada.
  • Acesso a google drive exclusivo com artigos acadêmicos sobre o assunto.
  • 1 mentoria individual.
  • Certificado de conclusão de curso.

Sim. As 10 aulas do curso “Movimento, Flow e Desordem na Construção da Cena Teatral” serão ministradas sempre aos sábados, de 09h às 13h através da plataforma Zoom. O aluno será orientado sobre posicionamento da webcam e o professor dividirá as aulas em módulo teórico e módulo prático.

Não. Não é necessário ter experiência prévia com atuação em teatro. 

O e-mail com os dados de acesso pode ser considero spam. Por isso, cheque o seu lixo eletrônico. Se mesmo assim não tiver recebido, envie uma solicitação para contato@leonelhenckes.com.br. O suporte funciona de segunda a sexta, em horário comercial. Caso faça alguma solicitação fora desse período, aguarde a resposta.

As aulas acontecem ao vivo e são direcionadas ao trabalho de cada aluno singularmente. Portanto, não é possível disponibiliza-las para assistir novamente. Contudo, serão disponibilizados os vídeos e slides dos módulos teóricos.

O curso não está registrado no MEC, mas, o certificado tem validade como atividade complementar em cursos de graduação computando 20h/aula. Os certificados não conferem ao aluno nenhum título acadêmico.

Você pode participar das aulas através de qualquer dispositivo que tenha o aplicativo Zoom instalado, uma câmera e microfone. 

Sim. Uma vez concluídas as 5 aulas com mínimo de 75% de frequência e tendo participado da mostra final (live de encerramento)  será fornecido certificado.

A primeira aula (aula 0) está disponível no sistema Hotmart. A partir da aula 1, você receberá no e-mail cadastrado um link para acesso ao Zoom.

Caso não tenha encontrado as respostas para sua dúvida, escreva para contato@leonelhenckes.com.br que iremos tentar te ajudar o mais rápido possível. 

Ainda em dúvida?

Participe de uma aula experimental gratuita dia 16/01, 09h, ao vivo pelo Zoom.

* indicates required